O SSL mantém a segurança dos dados enviados pelos visitantes do seu site e também é um importantíssimo recurso para o SEO.
O SSL é um certificado de segurança com a finalidade de assegurar a troca de dados entre os visitantes e o seu site. Emitidos somente por Autoridades (empresas) Certificadoras, eles validam domínios e empresas, gerando maior confiabilidade aos negócios online. Veja alguns tipos de certificados que podem deixar o seu site mais seguro e relevante nas pesquisas:
Validação do Domínio (DV): É tido como um certificado de baixo custo para validação de domínio. São emitidos quando a Autoridade Certificado verifica se a pessoa solicitante tem direito de uso do domínio(nome). Muito comum em lojas virtuais que estão começando ou sites em geral que tenham pouco volume de acessos e vendas. A emissão é feita imediatamente.
Validação da Organização (OV): São emitidos somente quando a Autoridade Certificadora verifica se o candidato tem o direito ao nome do domínio, após uma investigação sobre a empresa solicitante. Este certificado, demora em média 2 dias para ser emitido.
Validação Estendida (EV): A Autoridade Certificadora é mais rigorosa para emitir um EV. Além das verificações anteriores, neste vão validados: a existência legal, física e operacional e a correspondência dos registros oficiais da solicitante. O tempo para emissão é de 10 dias.
Escolhendo um certificado
O certificado deve ser escolhido de acordo com o momento do seu site/empresa. Se estamos falando de um site com pouco volume de transações, um certificado mais simples atende. Mas, se seu site tem maior movimentação e os negócios exigem uma validação mais criteriosa para garantir a autenticidade da empresa, certamente, você precisa do OV ou EV.
Para a grande maioria dos casos, o pessoal tem optado pelo certificado grátis. Sites, como blogs e de conteúdo estático com pouco volume ou necessidade com foco no SEO, entendem que o grátis resolve.
SSL e SEO
O certificando SSL sempre foi necessário para garantir a segurança. Porém, como muitas tecnologias, ele ganhou mais força há algum tempo, quando a Google anunciou que os sites com certificado teriam preferência no ranqueamento das pesquisas. E isso veio se intensificando cada vez, tanto que hoje, nos testes realizados pela Google, sites sem o SSL apresentam indicador desfavorável.
Garantia contra fraudes
A garantia financeira contra fraudes, é um dos recursos que diferenciam os certificados. Entre os certificados, há diversos deles que pagam uma garantia ou seguro, como cada preferir chamar, para falhas de certificados comprovadas.
Por exemplo, o a RapidSSL paga o equivalente a R$ 40 mil se ocorrer alguma fraude por falha do certificado. Há certificados que oferecem garantias equivalentes a R$ 4 milhões. Certamente, se você tem movimentações financeiras ou dados produzem prejuízos financeiros, o ideal é que você opte por um certificado que seja realmente seguro e que tenha a oferta da garantia. Contudo, não há dúvida de que é preciso provar que ocorreu uma falha do certificado.
Agora que abordamos este conteúdo todo, foque em manter seu site mais seguro e relevantes nas pesquisas.