fbpx

Por que devo higienizar minha lista de e-mails?

Se você tem uma lista de e-mails, quando mais antiga ela fica, mais endereços de e-mails deixam de ser válidos. Além disso, dependendo como você construiu tal lista, a mesma pode conter diversos e-mails inválidos.

Compartilhe

Higienizar a sua base de e-mails, é tirar da sua lista todos os endereços que por algum dos motivos listados ou outros quaisquer, não receberão suas mensagens.

Há uma infinidade de motivos pelos quais as pessoas criam uma conta de e-mail e depois excluem ou simplesmente deixam de usar. Podemos listar algumas delas:

  • Contas de empresas que foram excluídas quando os colaboradores foram dispensados
  • Outras foram criadas apenas para testes
  • Contas que as pessoas deixaram de usar porque esqueceram a senha
  • Tem aquelas que foram criadas com alguma informação errada e depois abandonadas
  • Entre outras

Há ainda, algumas contas que funcionam como armadilhas para pegar spammers (“Spam Traps). São contas criadas, porém nunca divulgadas, mas com um objetivo bem claro de servir como auxiliadoras na captura de mensagens SPAM.

Seja por contas com problemas de recebimento de mensagens ou por SPAM Traps, as principais ferramentas dos mercado podem interromper o envio de e-mails, quando a quantidade de endereços inválidos atingir um determinando percentual.

Se você não quer correr o risco de cair numa armadilha ou desperdiçar recursos tentando enviar mensagens para contas que não existem, higienizar a lista é fundamental, ainda mais quando você deseja enviar mail marketing para sua base de leads e clientes.

Além disso, sem limpar a lista, você tem uma falsa impressão sobre o total de e-mails para contato, sendo que na realidade, este número é menor ou pode ser muito menor.

Por fim, higienizar a lista de e-mails evitará o contratempo da interrupção de envio, a falsa sensação de ser ter mais contatos do que na realidade os têm e pior ainda, ser considerado um spammer, manchando a reputação do seu site.

imagem: Negócio vetor criado por gstudioimagen – br.freepik.com

Outros assuntos interessantes

WordPress

WordPress é gratuito!

O WordPress é um gerenciador de conteúdo web grátis. Isso significa que você pode criar