Quanto mais conteúdo gerado, mais as pessoas consomem. E é graças a este conteúdo, que muitos sites e blogs, estão ganhando maior relevância.
O conteúdo, além de informar, está relacionado com uma tática de marketing. Contudo, seja honest(a) e forneça material de valor. Confira os elementos essencias para seu post:
- Título – Headline (H1): O título por padrão já é H1. O foco princial é na força que o título terá, inclusive com alguns mindsets: “Como fazer…”, “7 dicas…”, “10 passos…”, “Segredo…”, entre outros.
- Subtítulo (H2): Logo após o título, deve vir um subtítulo (H2), com a missão fazer uma abordagem sobre o artigo.
- Subtítulos para dividir o texto (h2 ou h3): Em textos longos, é ideal dividir em seções.
- 300 palavras: É esperado que sua postagem tenha no mínimo 300 palavras, mas caso não tenha, tudo bem. É melhor encerrar o assunto do que ficar “enchendo linguiça”. Além disso, cada sessão, também deve a mesma quantidade.
- 25 palavras por sentença (frase): Sentenças com mais do 25 palavras, reduz a pontuação SEO da sua postagem. Se precisar de mais palavras, tente continuar na sentença a seguir.
- Links Internos: Se for possível adicione links para outras postagens ou outras seções do seu site.
- Links de saída (externos): Somente para casos que você realmente tenha que fazer um link para um site externo. E caso tenha que adicionar, procure colocar após os trechos mais importantes do seu artigo. Tenha em mente, que ao sair do site para visitar o link informado, o visitante pode não voltar mais.
- Citação: Quando houver a necessidade de fazer uma citação, no editor do WordPress há um recurso para esta ocasião. Lembre-se de citar sempre que o texto for de outro autor.
Plug-ins
Para ajudar lembrar de tudo isso e outros pontos também importantes, você pode usar plug-ins SEO.
O Yoast SEO é o mais conhecido e prático para esta tarefa. Inclusive, através dele, você poderá alterar a meta-descrição, está que corresponde ao texto que aparece no resultado da pesquisa.

Sempre que finalizar o artigo (posstagem), o plug-in apresentará algumas dicas de itens com possibilidade de melhorias. No entanto, muito cuidado para não ficar refém e prejudicar o seu texto. Muitas pessoas não conhecem todas as técnicas de redação, mas isso não impede que você possa elaborar bom artigos.
Reprodução de textos alheios
O valor (relevância) das suas postagens e do seu site, está relacionado com o conteúdo autoral. Quanto mais você copia ou reproduz conteúdo de outros sites, menor será a pontuação do seu site/blog. Explore o conteúdo com as suas ideias e seu entendimento. Por fim, você ensina, instruir, orienta, ajuda e libera espaço para novos conhecimentos.
Parágrafos e textos longos
Evite sempre que possível, parágrafos e postagens muito longas. Procure ser o mais objetivo(a) possível, pois o público em geral não tem tempo e paciência para ler materiais extensos. Então foco no mais importante, se tiver muita coisa para digitar (abordar), divida em mais postagens e faça as referências devidas.
Resultado conciso
Ter um texto conciso é o primordial de tudo isso. Reunir todos os elementos essencias para seu post ou pelo menos a maioria deles, garante uma estrutura ideal, mas devem somar no resultado final. O resultado tem que representar a facilidade de leitura e entendimento a(o)s leitoras(es). Afinal, de nada vale o esforço todo, sem a parte mais importante, os visitantes.