SEO – Como Fazer Link Building

Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Na área do chamado SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca) o Link Building é uma ferramenta que não pode ficar de fora de suas estratégias, pois visa melhorar seu posicionamento no rankeamento do Google.

O Que É Link Building?

Em uma tradução livre é a construção de links. A ação visa conseguir menções ao seu site, blog ou e-commerce por outros sites, blogs, etc, desde que eles sejam de maior autoridade que o seu (os de menor autoridade acabam não valendo para melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca). Refiro-me aqui ao chamado backlink (ou inbound link), que ocorre quando um site menciona você e coloca um link, nesta menção, apontando para seu site.  Por meio destes links o robô dos buscadores rastreia novos conteúdos e entende como as páginas da web se relacionam.

E Para Quê Fazer Link Building?

O objetivo do link building é conseguir relevância e popularidade nos mecanismos de busca fazendo com que estes te retornem em melhores posições, uma vez que te reconhecem como uma autoridade no seu assunto. Assim, a ideia é sempre conseguir mais e mais links que indiquem seu site como referência em algo.

Quais São as Boas Práticas do Link Building?

Como os backlinks ainda são um fator importante de rankeamento nos buscadores (principalmente no Google) é necessário pensar com cuidado como consegui-los, de forma que seu site não seja afetado negativamente pela prática e punido por spam, isso porque, no passado, se usavam diversas formas de burlar os buscadores e conseguir, de formas não muito corretas, backlinks aos montes e ficar bem posicionado no ranking dos buscadores. Com a evolução dos algoritmos do Google hoje sites que “ganham”  backlinks aos montes muito rapidamente já não conseguem boas posições em rankeamento.

Mas nem só de links externos (SEO off page) vive o LInk Building: uma dica boa é prestar atenção também aos links internos do seu site,  o chamado (SEO on page), ou seja, não são apenas outros sites te linkando que são interessantíssimos, construir a sua própria rede interna, dentro do seu site, é muito benéfico, uma vez que os buscadores percebem que seu conteúdo é de qualidade. Relacione um post seu à outros e assim por diante. Isso fará toda a diferença para um bom SEO, no quesito rede de links, embora os links externos tenham um peso maior no rankeamento que os internos, porém estes não podem ficar de fora de seu planejamento. E mais um detalhe: mesmo as referências à sua marca sem o link conta para o Google, também não possui o mesmo peso que um link, mas é sim levado em consideração em sua escalada a um bom rankeamento.

Outro ponto a notar são os links de sua páginas para outros sites, isso também conta e é avaliado se você dá link para outros sites relevantes e populares, mas note que isso deve ser feito para sites relevantes e de qualidade.

Como Fazer?

Existem algumas táticas que você pode utilizar para conseguir seu Link Building. A seguir, elencamos as principais:

Guest post  – criação de um post, escrevendo como convidado, para outro blog, então você insere o seu link no conteúdo do post e seu backlink está feito.

Marketing de conteúdo – escrever bons posts faz com que as pessoas se interessem por seu conteúdo e compartilhem espontaneamente. Infográficos, listas, guias, resultados de pesquisas, tudo isso faz com que seu conteúdo tenha alto potencial de compartilhamento.

Manter um bom relacionamento com outros sites e blogueiros – assim é possível que eles se animem a falar de você, indicando seu conteúdo, também espontaneamente.

Estratégias de Co-Marketing – quando uma ou duas empresas se unem para criar produtos em conjunto, como e-books, por exemplo, com ambos divulgando o produto e os links para suas páginas.

Concluindo:

uma das preocupações primordiais do Google é a experiência do usuário, então sempre que for pensar em estratégias de SEO, como o link building por exemplo, o ideal é priorizar a informação para o leitor e não o robô do Google, não escreva pensando apenas em indexação e rankeamento, trabalhe seu conteúdo.  Quando você produz um conteúdo de qualidade, aliado às boas práticas de SEO, os resultados irão surgir naturalmente. Entenda que este trabalho não acontece da noite para o dia e sim de pouco a pouco, sendo que uma rede de links de qualidade não se constroi da noite para o dia, mas com paciência e persistência.

Precisa de ajuda pra entender mais sobre o assunto ou efetivamente fazer no seu site/blog? Entre em contato