Como vender através do seu site

Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Vender produtos e serviços através do seu site é prático e seguro, além de ser um ótimo caminho para sua empresa crescer.

Existem diversas plataformas para vender online. O Market Place é a mais conhecida, como o Mercado Livre e a OLX que são os mais conhecidos. Depois, temos os sites de lojas compartilhadas. Nestes sites, você paga uma mensalidade pode criar a sua loja.

Além destes citados, você ainda pode anunciar nas plataformas de negócios de algumas redes sociais ou simplesmente, fazer posts que te permitam concluir a venda por algum outro meio digital.

Sem dúvida, que o ideal é optar pelo caminho que você considera ser o mais prático. Mas se você já tem um site, por que não integrar tudo nele? Um só lugar para você administrar tudo, torna a sua vida mais prática.

Qual o Investimento?

Para tudo que façamos, há um investimento, seja de tempo, dinheiro ou os dois. Sempre que nos apoiamos em soluções gratuitas, no começo sempre ajuda, mas depois vai ficando mais caro a medida que os recursos destas soluções são limitados e nos tomam mais tempo, procurando alternativas.

Sem dúvida, que todos devem começar com os “pés no chão” e por este motivo, pensar antes de fazer é o passo mais importante. É sempre bom lembrar que parte do nosso sucesso está no planejamento e depois na execução.

Se você já vende ou quer vender algo pela Internet, quanto mais você focar na estratégia e menos em como aprender a criar uma loja, maiores serão as chances de sucesso. Do contrário, você gastará o seu tempo aprendendo os meandros técnicos de uma loja virtual e o sucesso será do seu concorrente.

Vamos faturar

Pense no que você pretende vender. Avalie seus concorrentes e identifique o seu diferencial, aquilo que seus concorrentes não estão fazendo ou que você faz melhor. Focar somente no preço, pode ser uma armadilha que levará a sua loja ao fracasso.

Agilidade na entrega e pós-venda, são duas coisas que conquistam clientes. Faça você o processo de compra de um dos seus produtos/serviços, como se fosse o cliente e mapeie todos os pontos que precisam ser melhorados e principalmente aqueles que devem ser eliminados. Se você não gosta de burocracia, o seu cliente também não.

Opte pelo que é mais prático. Quanto menos ações para o cliente executar, melhor. Em geral, as pessoas não têm paciência para ficar clicando e preenchendo campos o tempo todo. Seguindo estes caminhos, aos poucos você vai entendendo como vender através do seu site.

E claro, ouça o cliente. Sem dúvida que ouvir o cliente é muito importante. Quando criamos um negócio, temos aversão as opiniões alheias, ainda mais quando soam como críticas.  

Gerando oportunidades

Diferente dos sites compartilhados e Market Place, na sua loja virtual, você pode empregar um estilo e uma linguagem própria, consistente e que se conecte como o seu público. Pode ir mais além, e gerar outras oportunidades que possivelmente você não tenha vislumbrado ainda.

Há vários modelos e possibilidades de como vender através do seu site. Do tradicional modelo de lojas virtuais até sites que tenham apenas um formulário de contato, todos representam uma forma de comércio eletrônico.

No início, não se pegue na perfeição. O importante é começar.